12Abri . 2022
Todo ano, cerca de 1,4 milhão de casos são diagnosticados em todo o mundo, e aproximadamente 700 mil mortes são associadas ao câncer colorretal.
O método mais eficaz para a prevenção e o diagnóstico deste tipo de câncer é a colonoscopia.
Os principais fatores de risco para a doença são: idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável (pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras).
Em pacientes que não apresentam fatores de risco, a colonoscopia deve ser feita a cada dez anos, a partir dos 50 anos. Caso o médico que acompanha os exames de rotina do homem ou da mulher perceba características que exijam uma atenção extra, pode pedir a colonoscopia antes dessa idade ou em um intervalo mais curto.
Se um pólipo for encontrado durante o exame, pode ser retirado na mesma hora, antes que progrida para um tumor. O colonoscópio também diagnostica lesões pré-cancerígenas e detecta o câncer em um estágio muito precoce.
Se a doença for detectada em um estágio avançado, é possível retirar no mesmo procedimento, amostras para biópsia e definição de tratamento.